
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Sandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Eusébio | - |
| Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13557 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3844 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13557 | - |
| Descrição: dc.description | Student assessment has become, over the past years, an important and complex issue about higher education pedagogy. This paper aims to present a systematic review of empirical studies (Master and PhD thesis), carried out in Portuguese public universities, focused on the topic of student assessment in higher education, from the year 2010 to 2020. The research methodology followed a qualitative approach, using e PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) model to develop the systematic review. Findings show a trend of change in the assessment practices of students in higher education, whose direction points to an increase of formative assessment centered on students. A strong trend of innovation in assessment practices with the use of technologies also emerges from the studies. | - |
| Descrição: dc.description | A avaliação dos estudantes no ensino superior tornou-se, ao longo dos últimos anos, uma questão importante e complexa no contexto da pedagogia universitária. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos empíricos (dissertações e teses), realizados em universidades públicas portuguesas, centrados na temática da avaliação no ensino superior, no período compreendido entre 2010 a 2020. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para desenvolver a revisão sistemática. Os resultados do estudo revelam uma tendência a mudança nas práticas de avaliação no contexto do ensino superior, sendo de realçar uma maior ênfase em práticas de avaliação de natureza formativa, centrada nos alunos. Emerge, também, uma forte tendência para o uso de tecnologias no âmbito da inovação das práticas de avaliação. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Revista Meta: Avaliação | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3844 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Systematic review | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formative assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Thesis in Portugal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação dos alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação formativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses em Portugal | - |
| Título: dc.title | Student assessment in higher education: a review of thesis carried out in Portuguese public universities | - |
| Título: dc.title | Práticas de avaliação no ensino s uperior: uma revisão de estudos realizada em universidades públicas portuguesas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: