Student assessment in higher education: a review of thesis carried out in Portuguese public universities

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Sandra-
Autor(es): dc.creatorMachado, Eusébio-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13557-
Descrição: dc.descriptionStudent assessment has become, over the past years, an important and complex issue about higher education pedagogy. This paper aims to present a systematic review of empirical studies (Master and PhD thesis), carried out in Portuguese public universities, focused on the topic of student assessment in higher education, from the year 2010 to 2020. The research methodology followed a qualitative approach, using e PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) model to develop the systematic review. Findings show a trend of change in the assessment practices of students in higher education, whose direction points to an increase of formative assessment centered on students. A strong trend of innovation in assessment practices with the use of technologies also emerges from the studies.-
Descrição: dc.descriptionA avaliação dos estudantes no ensino superior tornou-se, ao longo dos últimos anos, uma questão importante e complexa no contexto da pedagogia universitária. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos empíricos (dissertações e teses), realizados em universidades públicas portuguesas, centrados na temática da avaliação no ensino superior, no período compreendido entre 2010 a 2020. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para desenvolver a revisão sistemática. Os resultados do estudo revelam uma tendência a mudança nas práticas de avaliação no contexto do ensino superior, sendo de realçar uma maior ênfase em práticas de avaliação de natureza formativa, centrada nos alunos. Emerge, também, uma forte tendência para o uso de tecnologias no âmbito da inovação das práticas de avaliação.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherRevista Meta: Avaliação-
Relação: dc.relationhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3844-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectStudent assessment-
Palavras-chave: dc.subjectSystematic review-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectFormative assessment-
Palavras-chave: dc.subjectThesis in Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação formativa-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeses em Portugal-
Título: dc.titleStudent assessment in higher education: a review of thesis carried out in Portuguese public universities-
Título: dc.titlePráticas de avaliação no ensino s uperior: uma revisão de estudos realizada em universidades públicas portuguesas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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