Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Maria do Rosário | - |
Autor(es): dc.creator | Jacquinet, Marc | - |
Autor(es): dc.creator | Bäckström, Bárbara | - |
Autor(es): dc.creator | Falé, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13516 | - |
Descrição: dc.description | A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online. | - |
Descrição: dc.description | Based on a theoretical framework that mobilizes contributions from literacy and digital inclusion, lifelong learning, digital education and employability, the article provides an analysis of data collected from follow-up surveys of graduates who graduated between 2011 and 2018 through online higher education. The aim of this study is to contribute to deepening knowledge about digital skills and digital inclusion associated with adults who have graduated from courses offered under the digital education regime. The results inform public policy guidelines and corroborate the results of previous studies, regarding the positive impact of online education and training on digital literacy skills and digital inclusion levels. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Mundos Sociais, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIES-IUL | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/26792/21715 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital education | - |
Título: dc.title | Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados | - |
Título: dc.title | Digital literacy and inclusion in online higher education: impacts on adult graduates | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: