Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13480 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13480 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | O “NEPSO – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”, em Portugal, na atualidade, é dinamizado pela Fundação Vox Populi, através de metodologias ativas, e assume-se como catalisador da aquisição de um conjunto vasto de competências, nomeadamente de cidadania, de literacia da informação e de literacia estatística, sendo suportado por pesquisa ancorada num projeto de investigação que se articula diretamente com os estudos de opinião. Com início em 2010, celebrou recentemente, em 2022, doze anos de existência em instituições educativas portuguesas do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com alunos e docentes nas diferentes modalidades de educação e formação. Os projetos, anuais, corporizam-se numa parceria entre a Fundação e as instituições educativas participantes; são orientados por uma formação direcionada para os docentes envolvidos, ao longo de todo um ano letivo, com implicações no trabalho com os alunos e nos próprios trabalhos escolares destes. Neste texto, para além do enquadramento histórico do programa, considera-se o enquadramento teórico de suporte ao seu potencial pedagógico, e ainda os dados de implementação relativos aos doze anos de existência. Assim, durante este período, foram concretizados 218 projetos em 81 instituições educativas em Portugal, envolvendo no total 6736 alunos dos vários níveis de ensino. Quanto à aquisição de competências, num conjunto de 12, e tendo como amostra 1174 alunos, constatou-se um impacte de nível 4 e 5, respetivamente “Elevado” e “Elevadíssimo”, destacando-se as competências relacionadas com o Relacionamento Interpessoal (86%), Valores de Ética e Cidadania (84%), e Autonomia e Desenvolvimento Pessoal (80%). Tais resultados permitem sustentar a mudança positiva pretendida na Educação, através de Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, em particular no âmbito das dinâmicas do “NEPSO – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”. | - |
Descrição: dc.description | “NEPSO – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião” (Our School Researches your Opinion), in Portugal, is currently promoted by the Vox Populi Foundation, through active methodologies. It is a catalyst for the acquisition of a vast set of skills, namely citizenship, information literacy and statistical literacy, and is supported by research anchored in a research project linked directly with opinion surveys. It started in 2010, and has recently celebrated, in 2022, twelve years of existence in Portuguese educational institutions of pre-school, 1st, 2nd and 3rd cycles of basic education and secondary education, with pupils and teachers in the different modalities of education and training. The annual projects are embodied in a partnership between the Foundation and the participating educational institutions; they are guided by training aimed at the teachers involved, throughout an entire school year, with implications on the work with the pupils and on their own school works. In this text, in addition to the programme’s historical framework, the theoretical framework supporting its pedagogical potential is considered, as well as the data relating to its twelve years of existence. Thus, during that period, 218 projects were carried out in 81 educational institutions in Portugal, involving a total of 6736 pupils from different levels. As for the acquisition of skills, in a group of 12, and within a sample of 1174 pupils, an impact of levels 4 and 5 was verified, respectively “High” and “Extremely High”, with an emphasis on competences related to Interpersonal Relationship (86%), Ethics and Citizenship Values (84%), and Autonomy and Personal Development (80%). Such results make it possible to sustain the positive change intended in Education, through Knowledge in Movement, Knowledge that Moves, particularly in the scope of the “NEPSO” | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora ARTEMIS | - |
Relação: dc.relation | https://www.editoraartemis.com.br/artigo/33191/ | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | NEPSO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de opinião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opinion surveys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistical literacy | - |
Título: dc.title | Formação docente, pesquisa de opinião e literacia estatística na escola: doze anos de “NEPSO” em Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: