Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Monteiro, João Pedro Medina | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Nuno | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Eduardo Natividade | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, João Coutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13476 | - |
Descrição: dc.description | This article presents a methodology to estimate the maximum potential impact of a well- built and conserved cycling infrastructure, measured as modal share for accessibility trips, as well as the associated transport energy that can be saved in those trips. The methodology uses Geographic Information Systems (GIS) to estimate active trip probabilities, from which the output variables can be obtained. It was applied to a case study of a mid-sized city in Southern Europe, and results show that an adequate cycling infrastructure can achieve cycling mode share in that city on par with the world’s most cycling-friendly cities. Concerning transport energy, a full-cycling scenario is estimated to reduce fossil energy intensity by approximately 20%, mainly by inducing a mode change for residents on the closest outskirts. It is also argued that cycling investment in commuting routes will have the most impact on reducing fossil transport energy. | - |
Descrição: dc.description | This research was funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), grant numbers UIDB/00308/2020 and PD/BD/150589/2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI publishing | - |
Relação: dc.relation | Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra - INESC Coimbra | - |
Relação: dc.relation | Form and Fuction: Benchmarking Real And Ideal Cities provisório | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2220-9964/12/2/48 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | GIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modal share | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transport energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban planning | - |
Título: dc.title | The potential impact of cycling on urban transport energy and modal share: a GIS-based methodology | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: