Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castanheira, Carlos Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Jardim, Jacinto | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Carlos Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13460 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18844/cjes.v18i1.7950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13460 | - |
Descrição: dc.description | In a global society, the importance of knowledge and assessment of transversal competences emerges to cope with the challenges of contemporary society, from a perspective of development and lifelong learning. Therefore, it is a priority to use assessment tools adapted to different cultures. The main objective of this study is to validate the instrument ‘Multidimensional 21st Century Skills Scale’ for the Portuguese population. The sample was composed of 413 participants of both genders, with a mean age of 24.30 years (standard deviation = 8.69), aged between 18 and 64 years, attending Higher and Vocational Education. The translation and back-translation of the instrument were carried out by experts (researchers and university professors in the areas of psychology, management, and entrepreneurship). The final version of the scale was composed of 30 items and the exploratory analysis identified three dimensions: Knowledge and Entrepreneurial Skills, Career Awareness and Innovation, and Critical Thinking and Problem Solving. These factors were validated by confirmatory analysis. The authors suggest that the difference found in relation to the original version is related to cultural reasons, the age range of the respondents, as well as their academic level | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | 21st century | - |
Palavras-chave: dc.subject | Skill scale | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurial skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education innovation | - |
Título: dc.title | Validation of the competences for the 21st century skill scale in higher education students | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: