Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alda | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13445 | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso. | - |
Descrição: dc.description | In this communication we present an Open Pedagogical Resource available to primaryandsecondary school teachers with the aim of contributing to the design of solutions that allow them to improve their teaching practice, using digital technologies in the fieldof assessment. This resource arose from a collective effort to overcome the difficultiescurrently experienced in these grades due to the COVID-19 pandemic. Its conceptionisbased on the research developed in the Laboratory of Distance Education and eLearning(LE@D) in the area of digital assessment of learning, whose conceptual framework, initially focused on higher education, has been evolving to other levels of education, considering totally digital learning contexts, contexts of hybrid nature as well as face-toface contexts as long as they are enriched by technology. We seek to i) present some keyideas regarding the ethical dimension of assessment; ii) approach the assessment of competences in the context of an assessment culture; iii) present the ideas that supportedthe structuring of the resource, taking into account the assessment of competences; iv)explain a model for selecting suitable technologies for digital assessment; iv) provide thedesign used to design the various examples of assessment activities that integrate thisresource. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Unirede | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico e secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary and secondary education | - |
Título: dc.title | Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto | - |
Título: dc.title | Digital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resource | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: