Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13442 | - |
Descrição: dc.description | Administrative support provided to teachers, learners, and staff is critical for ensuring the quality of the teaching and learning experience in open, distance, and digital education (ODDE). Having been seen for a long time as a peripheral function, administrative support is now recognized as playing a decisive role in suppressing student dropout, improving teaching effectiveness, and promoting learning success. This chapter examines in detail how administrative support systems are organized and should be redesigned to efficiently assist stakeholders. This analysis is conducted in the framework of the ongoing digital transformation process of higher education institutions (HEIs). Reference models for mplementing digital learning innovation are described and analyzed. The chapter proposes that administrative student support in ODDE should not be organized as a separate autonomous structure. It is argued that in such complex and unstable innovation-driven institutional environments, the learner, faculty, and staff administrative support system should be designed as a hub of resources and services operating within an open and flexible learning ecosystem. It is suggested that multidisciplinary teams are set across the HEIs to collaboratively design, deliver, and support ODDE provision. Administrative staff professional develop ment is also suggested to be reorganized in this innovative framework. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Singapore | - |
Relação: dc.relation | https://rdcu.be/c53Ac | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administrative support | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learner support | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Título: dc.title | Administrative support system: an integrated approach to open, distance, and digital education ecosystems | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: