Estudos de gamificação publicados em língua portuguesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Autor(es): dc.creatorGomes, Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13410-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13410-
Descrição: dc.descriptionPretende-se apresentar o mapeamento de estudos empíricos, publicados em língua portuguesa, sobre a utilização da gamificação no ensino formal. A pesquisa foi realizada nas bases de dados do Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (Rcaap) e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como descritores o termo “gamificação” no título ou nas palavras-chave. A aplicação dos critérios de inclusão resultou em 14 estudos, a maioria dos quais relativos a experiências no ensino superior. As ideias-chave que nortearam esses trabalhos incluem o entendimento da gamificação como o uso de elementos de desenho de jogo em contextos de não jogo, associado à procura de estratégias que envolvam os estudantes numa perspetiva de uma metodologia ativa, centrada no aluno. Os resultados confirmam o potencial da gamificação para envolver os estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to map the empirical studies published in Portuguese language, on the use of gamification in formal education. The research was carried out in the Open Access Scientific Repositories of Portugal (Rcaap) databases and in Capes Periodicals Portal, using the term "gamification" in the title or in the keywords as descriptors. Application of inclusion criteria resulted in 14 studies, most of which related to experiences in higher education. The key ideas include an understanding of gamification as the use of game design elements in nongame contexts, associated with search of strategies that engage students in an active, student-centered methodology. The results confirm the potential of gamification to engage students.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1244-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino formal-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature review-
Palavras-chave: dc.subjectFormal education-
Título: dc.titleEstudos de gamificação publicados em língua portuguesa-
Título: dc.titleGamification studies published in Portuguese-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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