Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Séfora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13399 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13399 | - |
Descrição: dc.description | O acesso ao conhecimento, nomeadamente através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional, é uma realidade incontornável. A esse respeito, a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Esse será um caminho para aumentar a justiça social e reduzir a discriminação através da frequência de cursos de educação e formação. Neste texto, procura-se fazer uma breve revisitação histórica da atividade educativa nos presídios em Portugal, com especial destaque para a recente iniciativa desenvolvida pela Universidade Aberta portuguesa, em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, relacionada com a criação do Campus Virtual Educonline@pris, que se assume como uma academia de formação e educação digital. Pedagogicamente, assente no modelo dessa instituição, apresenta-se, ainda, o desenho de um programa de formação que será desenvolvido num presídio português de jovens adultos reclusos na área das competências e cidadania digital. | - |
Descrição: dc.description | The access to knowledge, namely through education and training, as an agent of social and digital inclusion is on the list of priorities of several international organisms and the concern with minority groups, such as the prison population, is an unavoidable reality. In this respect, the literature has also been clear in demonstrating how education is crucial in meeting the needs of those on the edge of social exclusion, at risk and vulnerable. This will be a way to increase social justice and reduce discrimination by attending education and training courses. This text seeks to make a brief historical revisitation of the educational activity in prisons in Portugal, with special emphasis on the recent initiative developed by the Portuguese Open University, in partnership with the General Directorate of Reinsertion and Prison Services, related to the creation of the Educonline@pris Virtual Campus, which is an academy for training and digital education. Pedagogically based on the model of this institution, we also present the design of a training program that will be developed in a Portuguese prison for young adult inmates in the area of skills and digital citizenship. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/11565 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campus virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual campus | - |
Título: dc.title | Sistemas prisionais e educação de jovens adultos em contexto de reclusão em Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: