Acompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13398-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13398-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe paper discusses the monitoring and the assessment of learning in the context of Hybrid Education and OnLIFE Education, highlighting the construction of these concepts. The main goal of this work is to present and discuss a proposal for monitoring and evaluating learning, developed from elements present in the cartographic research method and elements present in gamification. The results point to the potential of design to provoke shifts in the way teachers understand and develop assessment and, to instigate metacognitive processes and awareness of the learning process.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13390-
Palavras-chave: dc.subjectEducação híbrida-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectAcompanhamento e Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoring and Assessment-
Palavras-chave: dc.subjectHybrid education-
Palavras-chave: dc.subjectCartography-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Título: dc.titleAcompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificada-
Título: dc.titleMonitoring and learning assessment in hybrid education and onlife education: cartographic and gamified perspective-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.