
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, António Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13395 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13395 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital. | - |
| Descrição: dc.description | This systematic literature review aims to analyze the pedagogical experiences with the use of technologies in Portugal between the seventies of the twentieth century and today. It sought to understand how they were introduced into school over fifty years. A total of 47 articles were selected and analyzed from the SCOPUS, SCIELO and Web of Science indexing databases. It was found that, despite a certain conservatism very focused on the instrumental use of technology, more practices with pedagogical intent and more focused on the active participation of students have been implemented in recent years, highlighting the growing importance of teacher training in this field of digital technologies, with the aim of making teachers more competent and fluent in the pedagogical use of digital tools. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/319/355 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico e secundário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic and secondary education | - |
| Título: dc.title | A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade | - |
| Título: dc.title | The integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th century to the present day | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: