Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, António Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13394 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.doi.org/0.4025/actascitechnol.v43i1.56383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13394 | - |
Descrição: dc.description | The current pandemic crisis the world is living in has brought new and emerging challenges to teachers, making it essential to acquire digital skills, especially in virtual learning environments and online technologies. In this sense, from the DigCompEdu CheckIn self-assessment questionnaire, validated for the Portuguese population by Dias-Trindade, Moreira, and Nunes (2019), the research presented in this paper aims to identify the most fragile and robust areas of digital skills of primary and secondary education (ISCED) perceived by teachers in Portugal. The quantitative methodological approach emphasizes teachers' perception of their digital skills in three dimensions: teachers’ professional competences, teachers’ pedagogical competences and students' competences and involved 434 teachers from mainland Portugal and the Autonomous Regions. The results allow us to conclude that teachers have an overall moderate level of digital proficiency – level B1 - Integrators – and the dimensions pedagogical competences and students’ competences are those where teachers have more weaknesses than in other levels. From a panorama observed before the onset of the COVID-19 pandemic, it is possible to understand their needs regarding work that involves digital technologies at different moments in the teaching activity. The results thus, show the need for teachers to increase their level of digital competence through specific training and the importance of developing public policies that prepare teachers for a more digital school. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/56383 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | DigCompEdu CheckIn | - |
Título: dc.title | Evaluation of the teachers’ digital competences in primary and secondary education in Portugal with DigCompEdu checkIn in pandemic times | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: