Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRigo, Rosa-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorTrindade, Sara Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13391-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13391-
Descrição: dc.descriptionEste artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.-
Descrição: dc.descriptionThis article summarizes data from the Doctoral thesis in Education, carried out in a private institution, located in the south of Brazil, and defended in January 2020. The problematization established for the investigation aimed to analyze: What factors most contribute to promote the engagement of students first year of graduation? For data analysis, a combined methodology was chosen, supported by data triangulation as a rationale for multiple sources of evidence. This methodology enabled the production of a more complete and reliable analysis for the consequent elaboration of a proposal for an integrated theory of academic engagement for the Brazilian context, as a thesis proposal. The online questionnaire was the instrument chosen for data collection, applied to seventy-eight first-year undergraduate students from six Higher Education Institutions, located in three Brazilian states. The factors pointed out by the respondents highlighted in order of preference: 1) Interpersonal Relations; 2) Academic training (teacher's posture / attitudes); 3) Digital Technologies; 4) Institution's infrastructure; 5) Personal training / interest and dedication of the student; 6) Academic Support; 7) Contents worked / offered; 8) Leisure / entertainment areas; 9) Feeling of belonging to a university-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2434-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de graduação-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic engagement-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Palavras-chave: dc.subjectCollege education-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate teaching-
Título: dc.titleItinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões-
Título: dc.titleDigital itineraries as a promotion of engagement in higher education: a pedagogy permeed by connections-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.