
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Passos, Aline de Queiroz | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge, Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, José Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Kathia | - |
| Autor(es): dc.creator | Saba, Hugo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13390 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31686/ijier.vol10.iss4.3707 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13390 | - |
| Descrição: dc.description | The architectural design of learning spaces in higher education has undergone profound changes with the new educational perspectives that break with traditional pedagogical practice supported by control, hierarchy, and information dissemination. Educational institutions are gradually seeking disruptive models that enhance new learning experiences. This article presents references of innovative projects of learning and interaction spaces, that have been added to the principles of Neuroeducation and Neuroarchitecture for the development of architectural strategies for a new classroom proposal for the Bahia State University. As a result, the project brings preliminary studies to the Learning Environment Model for Higher Education (LEMHE). A flexible model, divided into three learning areas: flexible zone (active); introspection zone, and relaxing zone. This zoning aims to provide diverse experiences of pedagogical practices, added to respect the physiological needs of its users to enhance well-being and learning in higher education. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/article/view/3707 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classroom | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuroarchitecture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuroeducation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Architectural design of classroom to stimulate learning in higher education: an approach connected with neuroeducation and neuroarchitecture | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: