
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:44:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:44:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13384 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13384 | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorrido na sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digital em rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente do Ensino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de cenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilização do cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. | - |
| Descrição: dc.description | Throughout this century, and as a result, above all, of the changes that have taken place in society, which is increasingly immersed in a culture and digital network reality, it has become increasingly necessary to rethink the teaching and learning processes. Educational institutions, namely in Higher Education, today face the challenge not only of creating learning scenarios that promote the acquisition of knowledge, but also of scenarios for the development of skills. In this sense, the use of cinema in Higher Education can assert itself as a very adequate strategy to revitalize the educational experience, and it is precisely the creation of pedagogical scenarios enriched with the presence of cinema and its language that we intend to analyse, describing its impact on the self-concept of competence of twenty undergraduate students, based on the qualitative analysis of their perceptions and narratives. The results show that the design of the environment, anchored in this model and in the use of audiovisual technologies, can have very positive effects on the self-concept of competence of undergraduate students, in terms of the different dimensions considered: Cognitive, Social and Creativity. The implications of the results found are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future investigations. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-concept of competence | - |
| Título: dc.title | Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência | - |
| Título: dc.title | Didactics of history in higher education enriched with audiovisual technologies and its impact on the promotion of competence self-concept | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: