
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santo, Eniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Ariston | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Adilson | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13365 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18264/eadf.v9i781 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13365 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo analisamos o perfil de uso do espaço virtual dos estudantes como estratégia pedagógica para a práxis educativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica do perfil de uso do espaço virtual pressupõe quatro estilos básicos: 1) participativo; 2) de busca e pesquisa; 3) de estruturação e planejamento; e 4) de ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do questionário de identificação desse perfil com 159 estudantes em um curso de pós-gra- duação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo do estilo predominante e avançando pelos de- mais estilos menos desenvolvidos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso do espaço virtual para a práxis educativa online, recomendando a sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas. | - |
| Descrição: dc.description | In this article we analyze the of students’ usage styles of the virtual environment as a pedagogical strategy for online educational praxis. Based on the learning styles theory, the theoretical approach of the usage styles of virtual space presupposes 4 (four) basic styles, namely: 1) participatory; 2) search and research; 3) structuring and planning and 4) concrete action and production. The article is configured as an experience report, carried out with a questionnaire application with 159 students from a postgraduate distance education course. Data revealed a predominance of structure and planning style on the virtual environment (40.7%), with balanced results in search and research style (36.4%), participatory use (36.4%) and concrete action production (34.9%). Thus, the faculty was oriented to prioritize pedagogical strategies able to sequence learning, starting from the predominant style and advancing by the others. The report concludes by pointing out the pertinence of the diagnosis of the virtual environment usage styles for the online educational praxis, recommending its implementation in the beginning of the academic term, aiming to guide the teaching work and elaboration of didactic activities. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/781/385 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estilos de uso do espaço virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual environment usage styles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical strategies | - |
| Título: dc.title | Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online | - |
| Título: dc.title | Virtual environment usage styles as a pedagogical estudo de caso strategy for online educational praxis | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: