
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Horta, Maria João | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13361 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13361 | - |
| Descrição: dc.description | A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como no- vos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes. | - |
| Descrição: dc.description | The evolution of digital technologies and the growing awareness of a global network have caused marked changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes, as well as new teaching and learning scenarios. Therefore, it is impossible to imagine an “unblended” education system - hence it is not whether we should combine, but how to combine, which requires a reengineering of teaching processes and cultural changes in institutions and actors. This is the hybrid vision, a vision of sustained innovation, which projects the reality of a path that is not always easy to follow. It is in this context of a blended and hybrid education, comprehended as to the presence (physical and digital), as to the technologies (analogue and digital), as to the culture (pre-digital and digital) and, above all, as to the environments and spaces (analogue and digital), that this text finds its place. Its main goal is, on the one hand, to analyse hybrid models that allow the articulation and combining of different learning environments and, on the other, to introduce concepts to be considered in the planning and management of learning activities in these environments. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66027 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação híbrida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hybrid education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning environments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
| Título: dc.title | Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada | - |
| Título: dc.title | Education and hybrid learning environments: a process of sustained innovation | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: