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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, Camila Lima Santana | - |
| Autor(es): dc.creator | González Bengoechea, Aitor | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13352 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://doi.org/10.15198/seeci.2019.50.107-127 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13352 | - |
| Descrição: dc.description | Os avanços da Internet, e em particular das redes sociais digitais, têm estimulado de forma decisiva a aprendizagem, para além das estruturas educativas formais. Com a Web 2.0 e com o crescimento das redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o YouTube, a ênfase tem sido colocada na aprendizagem em rede e nas potencialidades do designado software social para acesso à informação e ao conhecimento, bem como na capacidade para trabalhar e aprender com os outros numa colaboração global criativa fora das estruturas educacionais convencionais marcada pelo desejo de ligar os mundos da aprendizagem formal e informal. Neste contexto de networking social o número de youtubers tem crescido de uma forma vertiginosa, sendo que alguns destes têm criado canais e vídeos com finalidades educativas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo este estudo procura, pois, analisar um desses canais, centrando-se no caso da youtuber conhecida como Mathgurl, uma jovem portuguesa cujo canal dedicado a ensinar matemática de forma lúdica tem mais de três milhões de visualizações e é uma referência neste campo. As principais conclusões deste estudo remetem-nos para a ideia de que estes espaços não formais de aprendizagem não devem ser encarados como substitutos dos espaços formais de aprendizagem, pelo contrário, devem funcionar como espaços complementares com características próprias, online, abertos e em rede, e como “gatilhos” motivacionais e mobilizadores dos sujeitos para a aprendizagem da Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | The development of the Internet, and in particular of digital social networks, have decisively stimulated learning beyond traditional educational structures. With Web 2.0 and the growth of social networks such as Facebook, Twitter or YouTube, network learning and the potential of these networks as a source of access to information and knowledge have been emphasized, as well as the ability to work and learn with other people in a creative global collaboration outside the conventional educational structures and marked by the will to connect the worlds of formal and informal learning. In this context of social networks, the number of youtubers has grown vertiginously, creating, some of them, channels and videos with educational purposes. Using a qualitative methodology, this paper seeks to analyze one of these channels, focusing on the case of the youtuber known as Mathgurl, a young Portuguese woman whose channel dedicated to teaching maths in a playful way has more than three million views and is a reference in this field. The main conclusions of this study lead us to the idea that these non-formal learning spaces should not be considered as substitutes for formal learning spaces, but they should function as complementary spaces with their own characteristics, online, open and in network, and as “triggers” motivators and mobilizers to users for learning maths. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://www.seeci.net/revista/index.php/seeci/article/view/622 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vídeos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital social networks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching learning | - |
| Título: dc.title | Ensinar e aprender nas redes sociais digitais: o caso da MathGurl no YouTube | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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