
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sales, Mary | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13350 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13350 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI. | - |
| Descrição: dc.description | The research proposal presents a conceptual reflection on what is theoretically understood by competence and digital competence in the context of contemporary education. Seeking to understand the relationship between pedagogical practices and technologies, most specifically when it is concerned with the practices developed in classroom and the domain of technology related to education, we developed this research, seeking, on the one hand, to expand the notion of digital teacher competence, and on the other hand, to present some existing references in portuguese language for teachers to self-assess and identify their digital skills, in areas such as professional development, citizenship digital and pedagogical. To this end, we conducted a bibliographic research that made it possible to analyze the conceptual understandings of competence and digital teaching competence that intends to contribute to a more comprehensive and in line with the educational reality of the 21st century. h | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65122/35310 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Título: dc.title | Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada | - |
| Título: dc.title | Conceptual cartography of competence and digitalskill: an expanded understanding | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: