Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lemos, Cátia | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13345 | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação tem por objetivo analisar o impacto da utilização da rede social Facebook, a nível das competências de aprendizagem de estudantes do ensino superior português (n=14), a partir da análise qualitativa das suas perceções e tendo como referencial de fundo o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Os resultados mostram que estes ambientes em rede, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes, a nível das dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. | - |
Descrição: dc.description | The object of this research is to analyze the impact of using the social network Facebook in promoting learning skills of Portuguese higher education students (n= 14), based on the qualitative analysis of their own perceptions. The background standards of the research are supported by the “Universidade Aberta- Portugal” virtual pedagogical model. The results show that these network environments - which design is anchored in the development of competences seen from a pedagogical model based in the principles of constructivism, autonomy and interaction - may have very positive effects on the learning skills of the students in the various dimensions taken into consideration: Active Learning, Learning Iniciative and Autonomy in Learning. The implications of the results are discussed not only from a practical intervention point of view but also in terms of future research. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais: um estudo exploratório no Facebook num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: