A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais: um estudo exploratório no Facebook num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLemos, Cátia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Cristina Pereira-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13345-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação tem por objetivo analisar o impacto da utilização da rede social Facebook, a nível das competências de aprendizagem de estudantes do ensino superior português (n=14), a partir da análise qualitativa das suas perceções e tendo como referencial de fundo o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Os resultados mostram que estes ambientes em rede, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes, a nível das dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.-
Descrição: dc.descriptionThe object of this research is to analyze the impact of using the social network Facebook in promoting learning skills of Portuguese higher education students (n= 14), based on the qualitative analysis of their own perceptions. The background standards of the research are supported by the “Universidade Aberta- Portugal” virtual pedagogical model. The results show that these network environments - which design is anchored in the development of competences seen from a pedagogical model based in the principles of constructivism, autonomy and interaction - may have very positive effects on the learning skills of the students in the various dimensions taken into consideration: Active Learning, Learning Iniciative and Autonomy in Learning. The implications of the results are discussed not only from a practical intervention point of view but also in terms of future research.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://revistaeducaonline.eba.ufrj.br-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLearning skills-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleA promoção de competências de aprendizagem em redes sociais: um estudo exploratório no Facebook num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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