
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13344 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13344 | - |
| Descrição: dc.description | Em tempos de profundas mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética, e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na pedagogia, nas pedagogias emergentes, e no impacto que estas podem ter no desenvolvimento de competências para o século 21. Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias audiovisuais são ferramentas inovadoras para a criação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, e que as ferramentas da web social configuram novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. É esta relação entre modelos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e tecnologias que pretendemos abordar neste texto. | - |
| Descrição: dc.description | In times of profound changes, in a world structured in a complex way where the analog and the digital, the real and the virtual, the human and the machine, offline and online, live together, where we acknowledge a new social, cultural, economic, political and even ethical order and the dizzying evolution of technologies, we are faced with the need to focus the discussion on pedagogy, on emerging pedagogies, and on the impact they can have on the development of skills for the 21st century. Therefore, if in this context we accept that audiovisual technologies are innovative tools for the creation of dynamic digital learning ecosystems, and that the social web tools configure new educational environments, it is then crucial to recognize the need for the process to be supported by models that allow the production of skills that are now considered necessary for the success of organizations. It is this relationship between pedagogical models, learning environments and technologies that we intend to address in this text. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos pedagógicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecosystems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual technologies | - |
| Título: dc.title | Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagens com tecnologias audiovisuais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: