Pedagogia 2.0 na Web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13340-
Descrição: dc.descriptionA vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.-
Descrição: dc.descriptionThe vertiginous evolution of information and communication technologies (ICT) and the advent of the Internet propitiated the emergence of a networked society marked by deep changes in the economy, stimulating the emergence of new paradigms, models, educational communication processes and new learning scenarios. It is precisely one of these pedagogical scenarios within the social web that we intend to analyze, describing its impact on the academic self-concept of twenty-nine graduate students, based on the qualitative analysis of their own perceptions and narratives, and using as a reference point the Open University Virtual Pedagogical Model®. The results show that these online environments – whose design is anchored in the principles of constructivism, autonomy, flexibility and interaction – may have very positive effects on the academic self-concept of higher education students in the various dimensions taken into consideration: Motivation, Task Orientation, Self-Confidence in their own capabilities and Relationships with peers. The implications of the results are discussed not only from the point of view of practical intervention, but also in terms of future research.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1822-
Palavras-chave: dc.subjectAutoconceito acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectWeb social-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic self-concept-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectSocial web-
Título: dc.titlePedagogia 2.0 na Web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação-
Título: dc.titlePedagogy 2.0 within the social web and its impact on the self-concept of postgraduate students-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.