
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13338 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13338 | - |
| Descrição: dc.description | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | : In today's societies the importance of mobile digital technologies has been accentuating through social and economical development and their increasing presence in everyday life, with an impact on how interaction and communication occur. In this paper we analyze the instant messaging platform -WhatsApp, describing its impact on the formation and development of a virtual community, based on the qualitative analysis of postgraduate students' perceptions and narratives. The results reveal that the use of WhatsApp, anchored in the Community of Inquiry (CoI) model, can have very positive effects on the creation and development of virtual learning communities. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4554 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual communities | - |
| Título: dc.title | O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem | - |
| Título: dc.title | The Whatsapp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: