
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Rigo, Rosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13337 | - |
| Descrição: dc.description | Numa nova era digital, móvel, leve e líquida, num mundo estruturado de uma forma complexa, ubíquo e híbrido, onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, econômica, política e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na construção de novos ecossistemas de aprendizagem digitais em rede. É precisamente, um desses ecossistemas de aprendizagem que pretendemos analisar, a partir da metodologia de Design Based Research e da análise qualitativa das perceções dos formandos envolvidos, tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design deste ecossistema de aprendizagem, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem favorecer a criação de comunidades virtuais de aprendizagem robustas e um consequente engajamento dos estudantes no processo académico. | - |
| Descrição: dc.description | In a new digital, mobile, light and liquid age, in a complex, ubiquitous and hybrid structured world, where analog and digital, real and virtual, human and machine, offline and online, coexist, we acknowledge that we live in a new social, cultural, economic and political order and the dizzying evolution of technologies, we are faced with the need to focus the discussion on the construction of new learning spaces, such as digital network ecosystems. It is precisely one of these learning ecosystems that we intend to analyze, based on the Design Based Research methodology and the qualitative analysis of the perceptions of the teachers involved, having as reference the Open University Virtual Pedagogical Model of Portugal. The results show that the design of this learning ecosystem, anchored in the principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can contribute to the creation of robust virtual learning communities and a consequent engagement of students in the academic process. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5303 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital ecosystems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Título: dc.title | Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação | - |
| Título: dc.title | Defining ecosystem of digital learning in network: perceptions of teachers involved in training processes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: