
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Goulão, Fátima | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13332 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5944/openpraxis.9.2.539 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13332 | - |
| Descrição: dc.description | This paper uses qualitative evidence to describe, explore and discuss the progress of the online teaching training course taught at the Universidade Aberta to Portuguese and foreign professors of higher education institutions. As this is an entirely online course, its pedagogical design results from the combination of the basics of open distance education and network education using the Moodle 2.0 platform and other digital environments. The results point, on one hand, to a dynamic pedagogical design that addresses the need for continuous improvement, and, on the other hand, to the changes in the role of professors in virtual teaching and learning environments, and to the different and specific pedagogical strategies in need of adjustment. They also point to the strong presence of technological and pedagogical elements of innovation. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | International Council for Open and Distance Education | - |
| Relação: dc.relation | http://openpraxis.org/index.php/OpenPraxis/article/view/539 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Networking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
| Título: dc.title | Digital learning in higher education: a training course for teaching online - Universidade Aberta, Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: