
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, António Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13330 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13330 | - |
| Descrição: dc.description | The potential of DTIC has brought new challenges to teachers, making it essential to acquire digital competences. The aim of this research is to assess Portuguese university teachers’ digital competence level. The quantitative methodological approach emphasises the teachers’ perception of their digital competences in three dimensions: teachers ́ professional and pedagogic com- petences and learners’ competences and involved 118 Portuguese University teachers. The main findings show that the digital competence level of teach- ers is moderate, and that subdimensions “Guidance”, “Analysing Evidence” and “Responsible Use”, are the weakest. On the other hand, the subdimen- sion in which teachers perceive to have more competence is “Organisational Communication”. The results show the need for teachers to increase their digital competence level through specific training, especially as regards the pedagogical use of technology, in particular more practical, experimental training. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital competences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quantitative methodology | - |
| Título: dc.title | Assessment of university teachers on their digital competences | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: