Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRigo, Rosa-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorTrindade, Sara Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13328-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13328-
Descrição: dc.descriptionPromover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2795/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleAvaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.