
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lisiane Cézar de | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13327 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13327 | - |
| Descrição: dc.description | A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal. | - |
| Descrição: dc.description | The process of learning in cities is associated with a global policy geared towards networked learning, promoted by UNESCO, which developed the concept of Learning Cities. In this sense, the Brazilian research project, “The City as a Learning Space: Innovative Pedagogical Practices for the Promotion of Citizenship and Sustainable Social Development” aims to propose elements that can support the development of public policies for Elementary Education (6th to 9th Year) and for Teacher Training. In Portugal, and following the example of good practices, the project “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space” aims to make a connection between knowledge and research in Higher Education and the teaching activity in the middle school (2nd cycle of basic education). In phase of elaboration and application to the European Erasmus + Program, this project takes place in the Local Learning Centers of Universidade Aberta de Portugal educational territories. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2021-1/aprendendo-em-rede-na-e-com-a-cidade-di%C3%A1logos-entre-portugal-e-brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede de pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | City | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Research network | - |
| Título: dc.title | Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: