
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13325 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://10.7213/1981-416X.18.058.DS02 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13325 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital. | - |
| Descrição: dc.description | This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competencies and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competencies and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competencies that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence. This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competences and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competences and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competences that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluência digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital fluency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital competencies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal | - |
| Título: dc.title | Assessment of digital competences and fluency of elementary and high school teachers in Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: