
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cannas, Ana Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13322 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13322 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação definem o seu perfil profissional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto específico aliada a características pessoais, como a flexibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10527/8578 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perfil do professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profisionalizante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextos de aprendizagem diferenciados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher's profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocational education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Differentiated learning contexts | - |
| Título: dc.title | O perfil profissional do professor de línguas em cursos de educação e formação: um estudo de caso em Portugal | - |
| Título: dc.title | The professional profile of language teacher in education and training courses: a case study in Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: