O perfil profissional do professor de línguas em cursos de educação e formação: um estudo de caso em Portugal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCannas, Ana Cristina-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:07:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:07:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13322-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação definem o seu perfil profissional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto específico aliada a características pessoais, como a flexibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10527/8578-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profisionalizante-
Palavras-chave: dc.subjectContextos de aprendizagem diferenciados-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher's profile-
Palavras-chave: dc.subjectVocational education-
Palavras-chave: dc.subjectDifferentiated learning contexts-
Título: dc.titleO perfil profissional do professor de línguas em cursos de educação e formação: um estudo de caso em Portugal-
Título: dc.titleThe professional profile of language teacher in education and training courses: a case study in Portugal-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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