Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Angélica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13318-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para a docência na web social, que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia que permita planear, conceber e utilizar ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo analisa a questão da formação de professores para a docência na web social, apresentando algumas ferramentas de colaboração e partilha da Web 2.0. Finalizamos este texto destacando que ensinar e aprender nessa escola digital aberta, recorrendo a ferramentas da Web 2.0, é, sem dúvida, um desafio aliciante, mas, ao mesmo tempo, muito exigente. Aliciante, porque a grande diversidade de tecnologias digitais, cada vez mais interativas, permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos; e exigente, porque implica o reforço permanente das competências dos professores na área das tecnologias.-
Descrição: dc.descriptionThe networked learning and the potential of social software brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is related to the need to design a “new” didactic to teach in the social web, that should be based not only on scientific, technological, curricular and pedagogical knowledge, but also in scientific and pedagogical knowledge of technology that allows plan, design and use digital resources effectively in the teaching process. In this sense, this paper focuses on the issue of teacher training in the social web, analyzing some Web 2.0 colaborative tools. We concluded this text emphasizing that teaching and learning in this open digital school, using Web 2.0 tools, is an exciting challenge, but at the same time very demanding. Attractive, because the diversity of digital technologies, allow teachers and students to create and share content; and demanding, because it implies the permanent enhancement of teachers skills in the area of technology.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=15314&dd99=view&dd98=pb-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Título: dc.titleFormação e ferramentas colaborativas para a docência na web social-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.