
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Neves, Josélia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13310 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/1750399X.2022.2084258 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13310 | - |
| Descrição: dc.description | The analysis of particular experiences in the light of academic thought is bound to help us understand the impact of educational approaches on real people living in real contexts, while shedding light at a macro-level on translator education at large. This article addresses the analysis of one particular case of project-based learning on AVT for Access, in the MA in Audiovisual Translation programme offered at Hamad bin Khalifa University (HBKU), to show how academically motivated Participatory Action Research projects may lead to the development of ‘social transformative competence’ in translation students. This competence is the ability to identify areas for action and to operate social change in the process of developing and providing translation and mediation services. Socially invested professionals will be people who proactively interact with society towards change, in the search for creative solutions for existing problems. In so doing, not only will they be positioning themselves as service providers, but they will also be promoting social justice and empowering the communities they engage with. Furthermore, they could be shaping environments for emerging mediation modes, outlining new professional profiles and creating new communities of practice. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Taylor & Francis Group | - |
| Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1750399X.2022.2084258 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Translator education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social constructivism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social transformative competence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | AVT | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Access | - |
| Título: dc.title | Project-based learning for the development of social transformative competence in socially engaged translators | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: