Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodeiro, Helena-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13306-
Descrição: dc.descriptionNum tempo marcado por um cenário (pós-)pandémico, por conflitos mundiais, pela crise económico-financeira e por uma instabilidade social latente em termos nacionais e à escala global, a escola, na sua missão primordial de ensinar, educar e formar, assume-se como uma instituição social fundamental, tentando garantir a capacidade de se ajustar, de se reconstruir e de se flexibilizar em termos organizacionais e curriculares por forma a responder às necessidades do seu público-alvo e adequar-se à mutabilidade acelerada que carateriza a atualidade. Nesse sentido, gestão do currículo enquanto projeto, processo e prática social baseada numa verdadeira cultura de autonomia da escola, que vá ao encontro das necessidades da comunidade que a acolhe e dos alunos específicos que a compõem, tem vindo a ganhar uma crescente visibilidade e inevitabilidade. Este texto, com base numa análise bibliográfica, pretende, por isso, constituir uma reflexão crítica sobre possibilidades de operacionalizar um desenvolvimento curricular cada vez mais flexível e contextual, que resulte de uma verdadeira autonomia das escolas, enquanto instituições dotadas de capacidade de análise crítica fundamentada e imbuídas de uma prática reflexiva que garantam a resposta aos desafios locais, mais simultaneamente coloque os alunos no cenário transnacional, enquanto cidadãos portugueses e do mundo.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttps://afirse.ie.ul.pt/download/473/?tmstv=1675342219-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectGestão curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade curricular-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia das escolas-
Título: dc.titleFlexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular?-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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