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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Costa, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13305 | - |
Descrição: dc.description | Falar da necessidade de se implementarem práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas tem sido uma temática persistente na literatura. Não obstante o consenso que reúne esta demanda, a inclusão continua a ser evasiva, e as opiniões sobre a melhor forma de a conseguir proliferam. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem curricular capaz de conceber ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis, integrando proactivamente suportes de ensino, aprendizagem e avaliação que abordam a diversidade dos alunos, e os recentes normativos disso fazem fé. Realizado seguindo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o presente texto visa aprofundar algumas questões que decorrem da aplicação desta abordagem nas práticas de gestão curricular da escola e dos professores, apontando caminhos possíveis para a sua operacionalização. A implementação em sala de aula dos princípios do DUA acarreta desafios permanentes, mas estes são mitigados quando os professores desenvolvem um trabalho assente no trabalho colaborativo e em processos de análise crítica e reflexiva assumindo um profissionalismo mais transformador. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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