Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Paula-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13305-
Descrição: dc.descriptionFalar da necessidade de se implementarem práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas tem sido uma temática persistente na literatura. Não obstante o consenso que reúne esta demanda, a inclusão continua a ser evasiva, e as opiniões sobre a melhor forma de a conseguir proliferam. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem curricular capaz de conceber ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis, integrando proactivamente suportes de ensino, aprendizagem e avaliação que abordam a diversidade dos alunos, e os recentes normativos disso fazem fé. Realizado seguindo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o presente texto visa aprofundar algumas questões que decorrem da aplicação desta abordagem nas práticas de gestão curricular da escola e dos professores, apontando caminhos possíveis para a sua operacionalização. A implementação em sala de aula dos princípios do DUA acarreta desafios permanentes, mas estes são mitigados quando os professores desenvolvem um trabalho assente no trabalho colaborativo e em processos de análise crítica e reflexiva assumindo um profissionalismo mais transformador.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.