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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Xavier, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13304 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13304 | - |
| Descrição: dc.description | Nas atuais políticas educativas surgem como termos fortes a autonomia, a inclusão e o sucesso educativo, no pressuposto de que todas as crianças e jovens têm capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento educativo, e que cabe às escolas encontrar as respostas mais adequadas para promover mais inclusão e aprendizagens mais significativas. Esta orientação coloca desafios às estruturas de gestão pedagógica e curricular, assim como aos processos de coordenação do trabalho docente, às diferentes interações entre os professores e à capacidade de reflexão, por parte de cada um deles, acerca de sua própria prática. Partindo de um enquadramento suportado no atual quadro normativo, com este trabalho pretende-se, com base numa análise bibliográfica, identificar as interações que ocorrem no grupo disciplinar, reconhecendo práticas de liderança e o papel desta estrutura na contextualização do currículo. Tendo presentes os conceitos de colaboração e de reflexividade, procura-se acentuar a relação que estes têm no desenvolvimento profissional e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
| Relação: dc.relation | https://afirse.ie.ul.pt/download/473/?tmstv=1675342219 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupo disciplinar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualização do currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflexividade | - |
| Título: dc.title | Gestão curricular e desenvolvimento profissional no seio do grupo disciplinar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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