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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13271 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13271 | - |
| Descrição: dc.description | A pronúncia constitui uma habilidade importante para todos os aprendentes de língua estrangeira, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. componentes da pronúncia apresentadas em Derwing e Munro, 2005). No entanto, podem existir alguns obstáculos à concretização do ensino da pronúncia, tais como limitações quanto à formação dos professores nesta área e ao tempo de aula disponível para essa finalidade. Esta conferência visa dar um pequeno contributo para responder a tais dificuldades. Para o efeito, incluirá quatro partes principais: (1) apresentação de razões para promover a melhoria da pronúncia, de acordo com a literatura (por exemplo, Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) identificação de alguns princípios relevantes para alcançar esse objetivo (por exemplo, Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) comparação dos sistemas fonéticos segmentais das variedades padrão do português europeu e do francês de França; (4) exploração de exemplos de atividades didáticas para promover um desenvolvimento da pronúncia do francês junto de aprendentes portugueses. | - |
| Descrição: dc.description | Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, Lisboa, 27-28/01/2023 [conferência plenária por convite] | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da pronúncia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Francês como língua estrangeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fonética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes portugueses | - |
| Título: dc.title | Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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