Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Neves, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13237 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/educsci13020129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13237 | - |
Descrição: dc.description | Inclusion is an unavoidable dimension of education and the school’s mission. Educational organisations must therefore seek approaches and practices that materialise in the effective management of diversity, equity and inclusion, since these are conditions for the involvement of the whole community to achieve the goals of education for all. This study sought to answer (i) How do school leaders conceptualize equity and inclusion? (ii) What guidance and administrative procedures do headteachers use to facilitate inclusion? (iii) What characterises their practices concerning leadership for equity and inclusion? The empirical focus of the research was a set of school principals of Portuguese public schools, where a qualitative methodology was used, namely the interview survey technique. The sample gathered 11 interviewees. The results show that, although from an ideological point of view, headteachers have a broad conception of inclusive education, from an operational point of view, the evidence shows the implementation of normative practices. The data point to a reproduction of Portuguese policies and their priorities, showing a leadership engaged in targets, outcomes and performance indicators. The conclusions of the article point to the need to explore new possibilities for understanding inclusion and leadership, and these understandings may impact the school’s transformation toward successful inclusion. | - |
Descrição: dc.description | LE@D - Laboratório de Educação a Distância e E-learning | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | School leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative methodology | - |
Título: dc.title | Headteachers and Inclusion: setting the tone for an inclusive school | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: