Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alda | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Isolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13210 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13210 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação | - |
Descrição: dc.description | In this article the authors analyse and reflect on the characteristics of two approaches linked to an epistemology of practice: Design-Based Research and Action-Research and their framework in the Pragmatic Paradigm of research in Education. Design-Based Research encompasses a set of approaches aimed at producing new theories, artefacts, and practices with an impact on learning in natural contexts; Action-Research is action-oriented or cycles of actions that members of an organisation/community, possibly including external constituents, develop around a problematic situation aimed at improving practices. The roots and evolution of the two approaches are distinct, but they share fundamental assumptions and translate investigative views on practice with subtle differences. The analysis of the respective ontological, epistemological and methodological features underlying them justifies their inclusion in the Pragmatic Paradigm of Research in Education. | - |
Descrição: dc.description | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/453 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design-based research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação-ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatism | - |
Título: dc.title | Pragmatismo, design-based research e investigação-ação | - |
Título: dc.title | Pragmatism, design-based research and action research | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: