Pronúncia de uma língua estrangeira: o desafio de ensiná-la a distância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13188-
Descrição: dc.descriptionA pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é fundamental no domínio de uma língua estrangeira, por motivos comunicativos e mesmo sociais. Contudo, o seu treino é frequentemente descurado no ensino presencial de uma língua estrangeira, contrariando-se, assim, as expectativas de imensos alunos e até as convicções de professores e académicos. Verificando-se que este treino é ainda mais ignorado no ensino a distância, num trabalho anterior, baseado numa revisão da literatura sobre o ensino da pronúncia, o treino da pronúncia assistido por computador e o ensino da oralidade de uma língua não materna a distância, foi elaborada uma proposta para combinar estas áreas de trabalho, de modo a garantir a abordagem da pronúncia de línguas estrangeiras no ensino a distância. Nesta comunicação, pretende-se exemplificar a aplicação dessa proposta através de uma sequência didática que aborda as relações ortografia-pronúncia no português europeu (tratando-se, pois, de aspetos segmentais da pronúncia), no nível de iniciação à língua estrangeira, destinando-se a um uso assíncrono e autónomo por parte do aprendente e rentabilizando ferramentas digitais básicas existentes em qualquer computador, tablet ou smartphone. Embora concebida para um ensino totalmente digital, esta sequência é também útil em sala de aula invertida. Após uma breve apresentação da proposta orientadora subjacente, é mostrado o material didático, justificando-se as opções tomadas com base nessa proposta. Espera-se, assim, comprovar que é possível vencer o desafio do ensino da pronúncia a distância, facilitando a integração desta vertente no ensino da língua estrangeira.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta – Depart. Humanidades, Grupo EL@N, LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT); Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UIDB/00214/2020/FCT)-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da pronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTreino da pronúncia assistido por computador-
Palavras-chave: dc.subjectCriação de materiais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Título: dc.titlePronúncia de uma língua estrangeira: o desafio de ensiná-la a distância-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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