
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13187 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13187 | - |
| Descrição: dc.description | Producing didactic materials for teaching the Portuguese pronunciation to Chinese learners should take into account their specific difficulties. Consequently, defining the phonetic-phonological profile of these learners is one of the important tasks to be accomplished, and for this purpose a study based on the oral production data of plosives and fricatives is still in need. The aim of the present study is: (i) to identify the problems faced by the Chinese learners of Portuguese in the pronunciation of plosives and fricatives; (ii) to draw the didactic implications for the teaching of pronunciation. Eight native speakers of Mandarin Chinese were asked to name orally pictured objects. The words included in the corpus were controlled for some linguistic variables (e.g. stress position) and included one of the twelve obstruent consonants in standard European Portuguese. The results are analyzed in terms of (i) the impact of linguistic variables on the success rate and (ii) the reconstruction strategies for non-target productions. An important finding is the existence of significantly more difficulties with voiced plosives. Finally, the contributions to the definition of the phonetic-phonological profile of Chinese learners of Portuguese and to these consonants’ pronunciation teaching are systematized. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | https://www.portugueselanguagejournal.com/plj-15-fall-2021 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pronunciation teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learners’ phonetic-phonological profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as Foreign Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chinese learners | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Production data | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obstruent consonants | - |
| Título: dc.title | What does the pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese teach us? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: