Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarcos, Adérito-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ricardo Alexino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13173-
Descrição: dc.descriptionCongresso Internacional Virtual, realizado na Universidade Complutense de Madrid, Espanha, de 29-30 junho de 2022.-
Descrição: dc.descriptionA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial em sala, do mundo inteiro. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, intensificando e impulsionando novas maneiras de aprender e se comunicar ao lançar novas comunidades de aprendizagem on-line ou reforçar as existentes. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter e a serem adotadas após o fim da pandemia e o regresso às aulas presenciais na medida em que proporcionem formas mais ágeis e eficazes de contacto e de partilha online estabelecendo assim formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos. Nesta comunicação descrevem-se práticas concretas de ensino online implementadas durante a pandemia em duas universidades tradicionais de ensino presencial, a Universidade de São José, Macau, China; e a Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, no âmbito de disciplinas de mestrado, onde se adotaram estratégias de ensino e aprendizagem online baseadas em videoconferência simples, mas também aplicando princípios pedagógicos explorando a interação aluno-aluno, a aprendizagem colaborativa e a comunicação assíncrona em fórum e ainda a avaliação contínua. Apresenta-se uma análise sistemática das experiências realizadas em ambas as universidades à luz de um potencial modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas gerais para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa online de nível universitário.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância online-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Pedagógico Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino pós-pandémico-
Título: dc.titlePráticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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