
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Nejmeddinne, Fouad | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13158 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13158 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos. | - |
| Descrição: dc.description | This paper examines the impact of online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived. The research covered 277 higher education students grouped into classrooms, and their tutoring included an online learning component. At the end of the academic semester, students responded to a range of self-learning skills adapted to learning in virtual environments. The results of the study show that virtual learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how higher education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning, Learning Initiative and Autonomy. The study examines the implications of the findings, from the perspective of both the practical intervention and the reflection on the future of educational processes. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | http://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/view/667/513 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online environments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal | - |
| Título: dc.title | Learning online environments in the teaching of higher education in Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: