
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barros, Rita | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Angélica | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13157 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/305811495 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13157 | - |
| Descrição: dc.description | Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida. | - |
| Descrição: dc.description | The current investigation proposes to analyze the relationship between learning, based on the appropriation that students make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in lifelong learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs’ Theory (1987), concerning the student’s approach to learning, and under the guiding principle of LL. We present a correlational study, with a sample of 163 higher education students. The approaches to learning were supported by the Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). The results obtained allow us to associate the deep approach to some characteristics of learners throughout their life. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estilos de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aaprendizagem ao longo da vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning styles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | - |
| Título: dc.title | Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida | - |
| Título: dc.title | Learning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: