Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13134 | - |
Descrição: dc.description | ICITED'22. Conferência Internacional em Tecnologia da Informação e Educação, realizada no Rio de Janeiro, Brasil e em Fafe, Portugal, de 14-16 de julho de 2022. Apresentação online com interação síncrona. | - |
Descrição: dc.description | Various studies show the positive impact of computer-assisted training on pronunciation, but it is important to evaluate how the use of mobile apps, easily available online, can influence pronunciation development. If helpful, the use of these gamified tools could boost the time-on-task and the effects of classroom instruction. Consequently, the goals of this study are (1) to as-sess the impact on pronunciation of a teaching strategy that combines the use of a mobile app and classroom instruction, and (2) to propose an im-proved model of the strategy “App+Class = better pronunciation”. The ef-fects, on pronunciation, of using the app "Fun Easy Learn European Portu-guese - 6000 Words" as an informal learning activity outside the classroom—combined with face-to-face classroom instruction—over a 2-week period are observed. The participants are 12 Chinese native speakers learning Portu-guese as a Foreign Language as 1st year undergraduate students majoring in Portuguese Language. A pretest and a posttest assessed the participants’ pronunciation of words included, and non-included, in the app. A question-naire presented after the posttest explored the users’ views and experience on this learning activity and the properties of the app. The main findings show a significant improvement in the pronunciation of the words “App+Class” and “App-only” but not in the “Class-only” ones, and the students’ belief that using the App promotes pronunciation learning. Considering the re-sults, several recommendations are proposed for an improved model of the strategy “App+Class = better pronunciation”. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pronunciation learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile-assisted language learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a foreign language | - |
Título: dc.title | App and classroom instruction for better pronunciation: some results | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: