
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13133 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13133 | - |
| Descrição: dc.description | 1ª Conferência Internacional "Language MOOCs e OERs", realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 7-8 de outubro de 2022. | - |
| Descrição: dc.description | A means to meet the pronunciation desired outcomes of diverse learners is to encourage them to use computer-assisted pronunciation training (e.g., O’Brien, 2018), especially tools allowing their learning to become more autonomous, accessible, ‘on-the-move’, and adjusted to their personal goals and needs. The mobile apps exhibit all these affordances and can even be designed to respond to challenges of specific learners’ groups in a more direct way (for instance, the difficulty in voicing contrasts in the case of Chinese Mandarin L1 – European Portuguese (EP) L2 – e.g., Oliveira, 2020). However, the mobile apps proposed for pronunciation training should present not only the general properties of a good language learning tool, but also the specific research-based requirements for pronunciation learning and teaching. This paper aims at observing the level of adjustment to the requirements for pronunciation learning and teaching in the available apps for EP. A corpus of ten promising apps is constituted, after using several inclusion criteria (e.g., English as the vehicular language to learn EP, availability of a free version with daily unlimited time of use). These are then analyzed according to a framework created for this study and based on key ideas proposed in Kukulske-Hulme (2021), the Framework for Language Learning App Evaluation by Rosell-Aguilar (2017), and the Framework for pronunciation teaching presented in Castelo (2022). Among the main findings from this analysis, it is possible to highlight: (1) the inexistence of an app with all the needed properties for pronunciation learning; (2) the identification of the three most useful mobile apps to learn the EP pronunciation (despite their limitations); (3) the listing of the main aspects to consider/improve when designing apps for this purpose in the future. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pronunciation teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile-assisted language learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a Foreign Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | App evaluation | - |
| Título: dc.title | Looking for a mobile app to improve pronunciation in European Portuguese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: