
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13132 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13132 | - |
| Descrição: dc.description | ICoLLiTec. 4º Congresso Internacional de Literatura, Linguística e Ensino de Línguas, realizada na Indonésia, a 12 de novembro de 2022. Apresentação online com interação síncrona, como orador convidade. | - |
| Descrição: dc.description | Pronunciation constitutes an important skill for all learners, especially for those who have to use oral language on a daily basis for communication purposes and who wish to be integrated into the target-language speakers’ community. This is precisely the case of migrants in a host country. Furthermore, it should be borne in mind that these groups of learners are normally highly constrained in terms of time and financial resources. Consequently, it is relevant to propose practical and free ways to help them improve their pronunciation skills. This presentation aims precisely at showing how different free digital resources can be used by migrants to achieve a good level of pronunciation, especially in terms of intelligibility and comprehensibility (see these latter concepts in Derwing and Munro, 2005). It will include four main parts: (1) presenting reasons to focus on improving pronunciation, according to the literature (e.g. Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) showing what is needed to develop better pronunciation (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) illustrating how several free digital resources can be used by migrants to practice their pronunciation, namely YouTube videos, mobile applications, online translators, and online courses (e.g. Liakin et al., 2015; O’Brien, 2018; Castelo, 2021); (4) suggesting ways to reach out to migrants in order to give them these tips and raise their awareness and autonomy. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pronunciation learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Migrants | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Free digital resources | - |
| Título: dc.title | Helping migrants to improve their pronunciation skills | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: