Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, António | - |
Autor(es): dc.creator | Beck, Dennis | - |
Autor(es): dc.creator | Gütl, Christian | - |
Autor(es): dc.creator | Cassola, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Cruzeiro, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Cota, Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Grilo, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
Autor(es): dc.creator | van Zeller, Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13124 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work was to support the sustainable deployment of immersive learning environments, which face varied obstacles, including the lack of support infrastructures for active learning pedagogies. Sustainability from the perspective of the integration of these environments in educational practice entails situational awareness, workload, and the informed assessment ability of participants, which must be supported for such activities to be employed in a widespread manner. We have approached this wicked problem using the Design Science Research paradigm and produced the Inven!RA software architecture. This novel result constitutes a solution for developing software platforms to enable the sustainable deployment of immersive learning environments. The Inven!RA architecture is presented alongside four demonstration scenarios employed in its evaluation, providing a means for the situational awareness of immersive learning activities in support of pedagogic decision making. | - |
Descrição: dc.description | This work is financed by National Funds through the Portuguese funding agency, FCT—Fundação para a Ciência e a Tecnologia, within the project UIDP/50014/2020 and within project UIDB/50014/2020. It is also financed by the CAPES-PRINT Projet “Transformação Digital e Humanidades”. Daniela Pedrosa wishes to thank Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) and CIDTFF (UID/CED/00194/2020)—Universidade de Aveiro, Portugal, for Stimulus of Scientific Employment—CEECIND/00986/2017 Individual Support 2017. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | INESC TEC- Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science | - |
Relação: dc.relation | INESC TEC- Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science | - |
Relação: dc.relation | Not Available | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deployment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interoperability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adoption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inven!RA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analytics | - |
Título: dc.title | Inven!RA Architecture for sustainable deployment of immersive learning environments | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: