Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Clara-
Autor(es): dc.creatorZhou, Chao-
Autor(es): dc.creatorLi, Qinxue-
Autor(es): dc.creatorZhang, Chenlin-
Autor(es): dc.creatorSoares, Liliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13115-
Descrição: dc.descriptionO estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da pronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectCriação de materiais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectAltura vocálica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendentes chineses-
Título: dc.titleAltos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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