
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jardim, Jacinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13113 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13113 | - |
| Descrição: dc.description | Ser bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais. | - |
| Descrição: dc.description | Being successful in the current job market implies having entrepreneurial skills that enable you to deal with emerging challenges. This study describes and systematizes these skills, considering the contemporary phenomena of globalization and digital transformation. Documentary analysis and critical reflection on the data collected made it possible to identify the socio-economic and socio-cultural reasons for the relevance of this issue and, consequently, to develop a reference framework suited to the fundamental needs of most professionals. The results pointed to a tripartite model of competencies - being open to novelty, creating solutions for emerging problems, and communicating effectively - that integrates the following competencies: creativity and innovation; initiative; self-efficacy and resilience; strategic planning and evaluation; problem-solving; transformational leadership; clear and visual communication; teamwork and networking; and digital communication. In the continuation of this study, it is proposed the creation and validation of a competence scale based on this model to measure the degree of development of these competencies in most professionals. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
| Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/24 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências empreendedoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação para o empreendedorismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perfil empreendedor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadro de referência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurial skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurial profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reference framework | - |
| Título: dc.title | Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referência | - |
| Título: dc.title | Entrepreneurial skills to succeed in the global and digital world: proposal for a reference framework | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: