Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodríguez Cano, Sonia | - |
Autor(es): dc.creator | Delgado Benito, Vanesa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13110 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13110 | - |
Descrição: dc.description | En esta contribución presentamos el Proyecto Europeo Erasmus+ Fostering Inclusive Learning for children with Dyslexia in Europe by providing easy-touse Virtual and/or Augmented Reality tools and guidelines, cuyo acrónimo es FORDYSVAR. Este proyecto proporciona un enfoque innovador y tecnológico para el tratamiento de la Dislexia en escolares, utilizando la RA y la RV. Entre los objetivos planteados en el proyecto FORDYSVAR destaca el diseño y desarrollo de un software de RV y RA para fomentar el aprendizaje de estudiantes con dislexia con edades comprendidas entre los 10 y los 16 años. Para dar respuesta al problema de investigación se ha seguido el Diseño Centrado en el Usuario (DCU) como metodología en tres fases ya que es imprescindible involucrar a las personas en su diseño y desarrollo, para lograr un mayor compromiso y garantías en su utilización. Consideramos que el trabajo realizado dentro del proyecto europeo Erasmus+ FORDYSVAR puede contribuir al avance en la inclusión, tratamiento y rehabilitación de las personas con dislexia a través de la tecnología y concretamente mediante la Realidad Virtual y Realidad Aumentada, posibilitando un entorno inmersivo y atractivo para desarrollar las habilidades visoespaciales de los estudiantes con dislexia. No obstante, desde el equipo de trabajo, creemos necesario seguir avanzando en este campo con objeto de dar un soporte científico al uso de estas tecnologías emergentes en el diagnóstico y tratamiento de la dislexia | - |
Descrição: dc.description | In this contribution we present the European Erasmus+ Project Fostering Inclusive Learning for children with Dyslexia in Europe by providing easy-touse Virtual and/or Augmented Reality tools and guidelines, whose acronym is FORDYSVAR. This project provides an innovative and technological approach to the treatment of Dyslexia in schoolchildren, using AR and VR. Among the objectives of the FORDYSVAR project is the design and development of a VR and AR software to promote learning in students with dyslexia between the ages of 10 and 16 years old. In order to answer the research problem, User-Centered Design (UCD) has been used as a methodology in three phases, since it is essential to involve people in its design and development, in order to achieve greater commitment and guarantees in its use. We believe that the work carried out within the European Erasmus+ FORDYSVAR project can contribute to progress in the inclusion, treatment and rehabilitation of people with dyslexia through technology and specifically through Virtual Reality and Augmented Reality, enabling an immersive and attractive environment to develop the visuospatial skills of students with dyslexia. However, from the work team, we believe it is necessary to continue advancing in this field in order to give scientific support to the use of these emerging technologies in the diagnosis and treatment of dyslexia. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/26/47 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnología educativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidad virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidad aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | FORDYSVAR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusión educativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Inclusion | - |
Título: dc.title | Educación, tecnologías digitales e investigación: proyecto de realidad aumentada y virtual FORDYSVAR | - |
Título: dc.title | Education, digital technologies and research:augmented and virtual reality project FORDYSVAR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: